ABDR - Associação Brasileira de Direitos Reprográficos

O respeito ao direito autoral é fundamental para ampliar a cultura, a educação e a circulação do conhecimento de um país.

ABDR

A ABDR - Associação Brasileira de Direito Reprográficos - reúne algumas das mais importantes editoras de livros didáticos e técnicos do país, na esteira da Lei nº 9.610/98, que regulamenta o Direito Autoral no Brasil. Seu objetivo é esclarecer e orientar quanto ao direito autoral e a fiscalização, o combate e a punição à pirataria editorial, que constitui crime contra os autores, tradutores, revisores e outros profissionais envolvidos no processo de criação, edição e produção do livro, além de ofender a noção de cidadania.

Para isto, a ABDR está desenvolvendo um trabalho de conscientização junto às universidades, livreiros, escolas, bibliotecas etc. a fim de esclarecer e orientar quanto ao problema de reprodução ilegal de livros, com intuito de lucro direto ou indireto, que constitui crime, passível de reclusão, na esfera criminal, e ao pagamento de indenização, na esfera cível.

E para defender os direitos e interesses de autores e editores brasileiros, e ampliar a consciência do cidadão quanto à ilegalidade da cópia não autorizada, a ABDR mantém intercâmbio com entidades similares, de defesa de softwares, vídeos e CDs. No fundo a luta é comum e, a continuar a pirataria, a cópia e a contrafação, perdem a educação e a cultura, o usuário e o estudante, perde a indústria, perde o País.

Entendemos que está na hora de acabar com esta prática e precisamos contar com a ajuda de todos. Junte-se a nós na luta contra a cópia ilegal.

ABDR - Associação Brasileira de Direitos Reprográficos - abdr@abdr.org.br